terça-feira, 21 de setembro de 2010

RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO

Por: Elisângela Ferreira do Nascimento
            Bem, um caso de amor e ódio que vem de ambas as partes, professores exigentes, intransigentes, que não dialogam, só gritam. Alunos rebeldes, cheios de hormônios, em conflito com eles e com a família, violentos, agressivos. Casos dessa magnitude cada vez mais frequentes nos dias de hoje. Se não bastasse a violência que enfrentamos, nos deparamos ainda com a violência dentro dos colégios.
            Existem hoje vários casos de agressões contra professores em todo Brasil, realidade essa que não foge aos nossos olhos. Pois, quem já não presenciou uma ameaça feita pelo o aluno a seu mestre dentro da sala?, juras de morte ou ate mesmo a própria agressão física. O desrespeito que vem acontecendo ultimamente é grande, casos que ultrapassam os portões da escola se tornam frequentes. Brigas e mais brigas surgem entre os alunos, começa dentro do colégio termina fora, o por que de tanto conflito muitos querem saber.
Por que o professor não pode escutar o aluno?. Por que tem que chegar nas ultimas consequências, suspensão ou expulsão, o que cria ainda mais raiva no aluno. E o aluno quando começou a desrespeitar o professor, o “mestre” que esta ali para ajudá-lo desde quando isso passou a acontecer?. Bem como todos dizem sempre tem que surgir de um ponto de partida, partida essa que a própria sociedade deu inicio. Problemas que acontecem em casa e passa para o ambiente escolar. A amizade que deveria existir passa para trás, e os conflitos passam a surgir.
Pois então qual seria a melhor maneira de lidar com essa situação?. Pergunta difícil, de fácil resposta. A conversa o dialogo é a melhor forma ou a melhor maneira de acalmar os ânimos, difícil é, mas sem deixar de mencionar que o professor por ter mais experiência que o aluno, tendo ele que ter a capacidade de estar a frente de uma turma, ele também pode tentar acalmar e tranquilizar os ânimos de um aluno. E o aluno também pode se deixar se permitir ouvir, desta maneira as coisas podem passar a acontecer, mudar como toda mudança é difícil e complicado, mais nada que com perseverança não possa acontecer. A mudança dessa realidade ou melhor desse relacionamento só tem a ganhar e quem ganha com tudo isso é todo um ambiente escolar e toda uma comunidade que ali esta inserida.       

Um comentário:

  1. Elisangela
    Boa sugestão foi deixada em seu artigo, o diálogo de fato é a melhor forma para se resolver conflitos, sem contar que este é um problema real nas nossas escolas. Continue escrevendo e abordando outros temas.
    Um abraço
    Professora Eca Mônica

    ResponderExcluir