quarta-feira, 22 de setembro de 2010

INFLUÊNCIAS NA COMIDA BRASILEIRA

                                                                                                                    por: Fabiana Ferreira Cordeiro


   Você é apaixonado por comida? Pois bem eu também sou. Que a comida, além do futebol é uma das paixões do brasileiro isso eu tenho certeza.

   Na formação do povo brasileiro, não foram apenas os costumes, lendas, danças dentre outras manifestações, que fizeram da miscigenação racial do povo brasileiro. Mais uma das qualidades, quanto à variedade, sabor e beleza, é a culinária do povo brasileiro que teve influências indígenas, africanas e europeias para a base da alimentação no Brasil.
  Devemos ressaltar esses três povos como importantes influênciadores na nossa culinária brasileira.

  Na influência Indígena: No Brasil Indígena muito antes dos portugueses chegarem ao paía, já se conhecial alguns produtos cultivados para o consumo próprio e para a produção de bebidas entre eles a mandioca  (para fazer a farinha), o milho e frutas diversas eram utilizadas na alimentação e produção de bebidas como o cajú que era a base para um alucinógeno conhecido como Cauim, além da pesca e caça e sem dúvida uma das contribuições dos indígenas na nossa alimentação. Foram  os derivados da mandioca (um dos produtos mais consumidos no país que agregou-se aos pratos de origem africana e portuguesa.
  Na Influência dos Africanos: Os Africanos quando foram enviados para o Brasil, já tinham um vasto conhecimento na culinária, alguns produtos marcantes na influência da culinária brasileira é o azeite de dendê que é indispensável em inúmeros pratos típicos do Brasil, tanto diretamente como indiretamente na preparação deles.
  Na Influência dos Europeus: Os Europeus, principalmente os portugueses, que contribuiram com alimentos diversos para a formação da culinária, especialmente por terem os maiores conhecimentos sobre as técnicas da agricultura e da criação de animais para servirem de alimento. O costume de consumir carne como de boi, porco e bode foram dos europeus que também contribuiu com todos os sub-produtos da criação de animais como o leite, o queijo, embutidos, defumados. Outra contribuição marcante foi na fabricação de bebidas, coservas,doces dentre outros produtos.
   Pratos típicos como a feijoada foi frutoda adaptção adversa do negro ás condições da escravidão que com sobras de carnes e juntamente com o conhecimento da culinária africana adaptou-se aquela situação resultando em um dos pratos mais apreciados do país.

6 comentários:

  1. Fabiana
    Seu texto é meramente informativo, o que tem de opinião pessoal? Um artigo quer algo novo e pessoal acerca de algum tema. Continue escrevendo e melhorando.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir
  2. Gente foi só uma criticr construtiva.
    Pra que o alvoroço?
    O artigo está bom !😉

    ResponderExcluir