quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CULPA DO SEDENTARISMO OU NÃO?

                                                                                            Por: Erica Gomes Silva

      Quando se fala em sedentarismo, pensamos imediatamente em pessoas que passam a maioria do tempo sentados, tanto no seu trabalho, quanto nos momentos de lazer e ainda não pratica esporte, e o que falar dos demais trabalhadores que passam o dia correndo de um lugar a outro e também não praticam nenhum esporte? São elas também sedentárias?
     O que sei, é que há uma crença equivocada em dizer que o sedentarismo decorrente da amplidão das novas tecnológias, o principal fator a atuar contra a humanidade moderna, causando doenças hipocardíacas e estresse, mas não é graças ao sedentarismo, e sim a forma de como o trabalho é organizado em sua totalidade que leva ao desgaste dos trabalhadores, e ainda no seu tempo livre a maioria das pessoas não tem acesso a áreas de lazer e principalmente esportes, sendo na verdade um previlégio exclusivo dos mais favorecidos, pois são eles que tem a oportunidade de usufruir desses momentos tão agradáveis, podendo praticar o esporte que quiser e a hora que quiser, dividindo seu tempo para o trabalho e lazer.
     Diferente dos demais cidadãos que são escravos de seu trabalho e deixam para cuidar do seu corpo no ultimo momento quando ele está totalmente esgotado a ponto de não haver mais forças para o trabalho estressante do cotidiano, levando à férias forçadas ao hopital.

Um comentário:

  1. Bem resumido seu texto faltou a conversa direta com o leitor, levando-o a reflexão, que é o objetivo de um artigo pessoal. Continue escrevendo e melhorando.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir