domingo, 19 de setembro de 2010

A Importância da História Local em Sala de Aula ( Maria Divanize)

A Importância da História Local em Sala de Aula
O ensino de História Local apresenta-se como um ponto de partida para a aprendizagem histórica, pela possibilidade de trabalhar com a realidade mais próxima das relações sociais que se estabelecem entre educador/educando/ sociedade e o meio em que vivem e atuam, propondo uma reflexão acerca de suas ações como sujeitos históricos e cidadãos.
A História Local vem para aproximar as pessoas do agente histórico, deixando para trás a história objetiva e tradicional e trazendo uma história onde fato esquecido pelo tempo nos mostra detalhes, que podemos entender nosso bairro, nossa cidade e nosso país.
Na escola esse tema, que ainda hoje é pouco ensinado, deve ser trabalhado através de projetos, desenvolvido numa maioria das vezes com o auxilio do professor, mas com a participação efetiva do aluno, tanto na pesquisa como na escolha do que vai ser pesquisado, transformando assim esse aluno em um agente histórico, dando a ele um papel importante na construção da história da sua cidade ou região. Para entender o motivo das mudanças na sociedade é necessária a informação e a busca do passado, conhecendo a realidade de cada local, podendo traçar um paralelo analógico do cotidiano peculiar a cada população.
A necessidade de pensar a complexidade e buscar uma síntese na compreensão da realidade do ensino é imperiosa, neste momento de tantos desafios em todas as esferas de transformação da qual nossa sociedade é palco, especialmente quando se trata das origens de uma população. E ainda porque parece existir, na atualidade, uma evidência da renovação da História, das mudanças das práticas educativas e por outro lado, da resistência da estrutura do Ensino de História à adequação a novas necessidades.
Nos dias de hoje, o estimulo pela busca da História Local deve ser iniciada na sala de aula, até porque o aluno ao se identificar com o conteúdo estudado tem um maior interesse pelos estudos, participando de projetos organizados pelos professores que trazem o dia a dia do aluno os acontecimentos locais, os transformando em sujeitos ativos na construção do conhecimento, pesquisadores, dando a possibilidade para o aluno conhecer seu bairro, cidade ou região através de sua pesquisa, seu trabalho, sua busca, onde ele pode ver, o passado nas ruas de sua cidade, e não ficar apegado apenas nos grandes nomes de governantes e generais.

Um comentário:

  1. Maria Divanize
    Excelente tema, porém a linguagem utilizada em seu texto não foi muito eficaz para o gênero, faltou o diálogo com o leitor que o leve a refletir sobre o assunto em pauta. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

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