terça-feira, 21 de setembro de 2010

futebol: território descoberto por ingleses e dominado por brasileiros

Douglas de Jesus



O futebol apesar de ter nascido ou surgido na Inglaterra em um curto espaço de tempo já era conhecido no mundo todo, chegou no Brasil através de um brasileiro, descendente de ingleses, chamado Charles Miller canhecido por "pai do futebol".
No começo só era praticado por brancos e pela elite, os primeiros times surgiram no mesmo ano em 1894 e fundador também era Charles Miller já no início o futebol conquistou alguns brasileiros pela a forma que era jogado, só apartir de 1920 os times brasileiros aceitaram negros uma atitude bem tomada, pois não conseguiu imaginar o futebol sem Pelé. Por fala em Pelé tenho certeza que a maior decpeções do brasileiro com o futebol foi a copa do mundo de 1950 que aconteceu aqui no Brasil. Oito anos depois o mundo foi apresentado ao futebol brasileiro, futebol esse que encantou o mundo principalmente dois moleques Pelé, o melhor jogado de todos os tempos, e Garrincha.
Daí em diante o mundo passou a ver o Brasil e graças ao futebol começaram os investimentos dos empresários europeus e norte-americanos. O futebol mim apaixona pois como diz a frase: "o futebol é uma caixinha de surpresas". Hoje em dia é impossível fala do futebol e não lembrar do Brasil e vice e versa, pois nos gandes times mundial temos brasileiros no elenco e entre os grandes jogadores mindiais a grande maioria são brasileiros.
 O futebol já derrubou até grandes escritores como Graciliano Ramos que em uma das suas crônicas disse que: "o futebol é uma forma dos europeus dominarem os brasileiros e se o Brasil leva esse esporte a sério não vai chegar em lugar nenhum". Posso ver que não foi bem isso que aconteceu, pois o Brasil no futebol é respeitado por todo o resto do mundo e como já disse o mundo conhece o Brasil graças ao futebol. És o esporte que mim apaixona e apaixona o Brasil.

Um comentário:

  1. Douglas
    Seu texto é quase todo informativo, só no final é que você consegue colocar o pessoal, porém não dialoga com o leitor o que é próprio de um artigo pessoal.Continue escrevendo e melhorando.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir