terça-feira, 21 de setembro de 2010

O ensino de História no nível fundamental e médio

Por Ana Paula Alves de Souza


            Durante todos os tempos o homem se apropriou de si mesmo para desenvolver os seus próprios interesses, construindo assim uma sociedade de marionetes controlada pelos professores, que por sua vez, são controlados pelo estado.
            Estamos na “fase” da História contemporânea onde à sociedade desenvolvem-se cada vez mais, com este avanço nos perguntamos de onde veio esse conhecimento aprendemos a estudar História na sala de aula onde começamos a dar os nossos primeiros passos, pois estamos habituados a confiar, nos professores e a acreditar no que é dito pelos livros didáticos, que são repetitivos e memorizados em relação ao ensino de História em especial o ensino público de primeiro e segundo graus.
            Destaco também quando os alunos referem-se ao estudo do passado, tomando o mesmo como algo morto que não possui relação alguma com o presente visto desta maneira, realmente o estudo de História perde seu significado. Tomando a mesma compreensão do estudo, do passado relacionado com o presente, passamos então a refletir sobre as finalidades do ensino de História na perspectiva de construção de conhecimento que possibilitem aos alunos fazer esta relação e superarem assim a ideia de estudo do passado pelo passado e passar a relaciona-lo coma sua própria existência.
            Para isso, é preciso em primeiro lugar que o professor comece a expor ideias não apenas com aulas expositivas baseadas na transmissão verbal, dos pontos estabelecidos nos livros, mas também com debates em sala de aula, relacionando o passado com nossa realidade atual.
            Em relação ao ensino supõe-se que o professor conhece muito bem como é produzido esta forma de conhecimento, somente assim estará ele em condições de transmitir, não apenas um ensino repetitivo e memorizador, que caracteriza o ensino de historia até hoje, assim não se consegue ainda ampliar conhecimento, despertar nos alunos o interesse por sua importância. Quero destacar que não se pode ver esse problema dizendo respeito apenas dos professores, somente através de uma ampla luta pelo ensino e de uma defesa acirrada da sociedade à qual se destina, só assim teremos em nosso país uma melhor produção de ensino e divulgação construindo assim profissionais qualificados.

      

Um comentário:

  1. Ana Paula
    Interessante este tema e leva-nos a uma reflexão. Continue escrevendo e questinando outros temas.
    Um abraço!
    Ecia Mõnica

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