quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ANOS 80


OS ANOS 80
ALUNO: SEVERINO JÚNIO
2º PERIODO DE HISTORIA

Os anos 80 foram ricos em história no Brasil e no mundo. Foi na década de 80, por exemplo, que o mundo teve seu maior avanço tecnológico, especialmente na área da informática. Hoje quase todos os recursos que usamos foram testados e consolidados neste período.
Mas outros fatos marcantes fizeram dos anos 80 um período inesquecível. O fim da guerra fria aconteceu neste período e trouxe, com ele, o fato mais marcante dos últimos tempos: a queda do muro de Berlim, que unificou as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental).
No Brasil, foi uma década de ouro. Passou-se da ditadura militar à democracia de maneira madura, segura, tranqüila. Os exilados chegavam do exterior. De General Figueiredo, passamos pela campanha das Diretas Já, pela frustração de não conquistá-la naquele momento, da emoção da morte do presidente eleito Tancredo Neves.
Tivemos que agüentar o vice, vimos nascer o plano Cruzado e até mesmo acabamos virando fiscais do Sarney, acreditando que as coisas poderiam mudar. Foi tempo de nova Constituição e no apagar das luzes da década de 80, acabamos por eleger Fernando Collor de Mello presidente da República Federativa do Brasil. Mal ou bem... não importa. Era o povo elegendo o presidente. Era a democracia se consolidando. Era o primeiro passo, precursor de tantos outros dados depois.
Muitas e muitas coisas aconteceram: no futebol perdemos a Copa de 82 com a melhor seleção dos últimos tempos que poderíamos ter; nas artes, tivemos o Rock
in Rio, vimos a morte de compositores adorados pela juventude como Raul Seixas e Cazuza e, ao mesmo tempo, o nascimento das melhores bandas de rock nacional de todos os tempos e outras grandes bandas de rock internacional.
A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.
No Brasil, o atentado do Riocentro (1981) e a morte de Tancredo Neves (1985), a criação da nova Constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país; no mundo, o atentado contra o Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas .
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica.

No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984.
O ESPORTE

Copa do Mundo do México de 1986 - campeã: Argentina , Copa do Mundo da Espanha de 1982 - campeã: Itália, Nelson Piquet é três vezes campeão da fórmula, 1981-1983-1987 Ayrton Senna, Hortência Marcari é eleita pela imprensa americana a "Rainha do Basquete". Brasil derrota URSS em partida histórica de voleibol no Maracanã em 1983. Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989. Olimpíadas de Moscou, 1980, o ursinho Misha

Um comentário:

  1. O seu texto é bastante informativo e pouco pessoal, o que deve caracterizar um artigo pessoal é a opinião de fato pessoal acerca de um determinado assunto. Continue escrevendo sobre diversas curiosidades.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir