quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Homem é o Seu Brilhante Desenvolvimento

No ano de 2009,mesmo com a “crise econômica” o mercado de cosmético teve um recorde em faturamento. R$ 24,97 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil (Abihpec).Com todo auxilio que a ciência nos forneces nos tornamos mais belos e retardamos a velhice.Apesar desse processo aparentemente benéfico, nunca na história estivemos tão solitários.
A globalização e a alta tecnologia com todas as suas formas de entretenimento nos deu uma falsa aproximação nos deixando frágeis emocionalmente,para amenizar a falta do outro, criamos inúmeros sites de relacionamento,unindo milhões de rostos plastificados quase irreconhecíveis,quase inacessíveis.As festas são verdadeiros redutos de pessoas solitárias,solteirões, profissionalmente bem sucedidas,médicos,advogados,engenheiros,psicólogos(sem os quais a nossa sociedade não poderia sobreviver);que entram e saem solteiros,pois não sabe- se mais simplesmente sentir,esquecemos como é isso”sentir”estamos agora desesperados para recuperar o que perdemos nessa marcha louca e cega pela evolução.” Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.[... A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco”.( Charles Chaplin).
Com esse processo evolutivo tecnológico desorientado está nós deixando a cada dia mais doente emocionalmente. Vamos comentar, um pouco, sobre em que isso implica. Sobre a situação explícita catalogada como suicídio pela sociedade. No dia 10 de setembro de cada ano é celebrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 milhão de pessoas cometem suicídio por ano no mundo, 3.000 por dia, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Essa agência da ONU informa, também, que as estimativas revelam que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam isso sem sucesso. A OMS projeta que 1,5 milhão de pessoas irão se suicidar em 2020 (um suicídio a cada 20 segundos), mas desde já o suicídio corresponde a mais da metade das mortes violentas em todo o globo.o que Ocorre para deixar o sujeito tão amargurado a ponto de cometer suicídio? O sociólogo francês Émile Durkheim fez esta mesma pergunta no fim do século XIX, e falou que mesmo no suicídio, considerado o ato mais espontâneo, a sociedade tem a resposta. Não as mentes dos indivíduos afetados, mas o tipo de sociedade a que eles pertencem e as posições que eles ocupam dentro desta sociedade são decisivos (Durkheim, 1960). Basta olhar a “nova China” que está a pleno vapor na produção e rumo a o “glorioso capitalismo’”; Enquanto o neoliberalismo afunda nações, enfim, na China,em uma empresa de tecnologia houve aproximadamente 30 suicídio em um espaço de quinze dias,outras 30 tentativas foram impedidas pela empresa.o relato de um trabalhador da fabrica impressiona” ma série de reportagens publicadas em jornais chineses revelou que eles são obrigados a trabalhar muitas horas seguidas para atender à demanda, recebem um salário de R$ 278 (pouco mais da metade do salário mínimo no Brasil) e dividem um mesmo dormitório com outros dez colegas de trabalho.Esse eventos ocorre principalmente entre os jovens por não conseguir produtividade hábil em larga escala.
Quando percebemos essa constante em imaturidade emocional, o homem tentando viver solitário, e o amarguramento pela vida a porto de matar-se, e sinal que algo esta desajustado é necessário uma reflexão profundo sobre a globalização e o nosso sistema político,e suas implicações no ser humano .

2 comentários:

  1. Postado por:Bruno Tomé da Silva
    Obs:esqueci de colocar o nome na hora da postagem,lembre apenas no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  2. Bruno
    Bem informativo seu texto, só no final você consegue colocar um certa pessoalidade, porém a função do artigo pessoal é convencer ou ao menos levar a refletir sobre algo devendo se concentrar nisto. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia mõnica

    ResponderExcluir