terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quanto vale o seu voto?



Daniel Cosmo da Silva.

  É muito comum em ano de eleição a venda e a troca de vo-
tos  por parte de alguns  eleitores, eles vendem ou  trocam o seu voto por qualquer coisa qualquer objeto ou ate em troca
de  pequenos  favores, como consultas  medicas ,  materiais
de construção ,  remédios,  cestas básicas  ou ate promessa
de emprego.  Esses  eleitores na grande  maioria das  vezes
das vezes não leva em  conta  o caráter ou o passado desse
candidato, quanto mais lhe é  oferecido melhor ele  é, esses eleitores não dão nenhum valor ao seu vot,não lembram que ate bem pouco tempo nao tinhamos esse direito assegurado.
   Sim ate pouco tempo, não  tinhamos  o  direito de escolher nossos governantes, esse  direito que hoje não damos  nen- hum valor, só foi  conquistado a bem pouco e com  bastante  luta,antes os nosso presidente era escolhido  pelos  deputa- dos federais, em 1984 um grande  movimento  liderado   por alguns  politicos , lideres sindicais  e membros  diversos  da socieda, lutaram para que tivessimos o direito ao  voto,  esse movimento ficou conhecido como diretas  já,mais so em 1989 esse direito se fez valer com a eleição de Fernando Collor de Melo.
    E se voltarmos  um pouco mais no tempo na época da re- pública velha, época dos chamados coroneis, hávia o chama- do voto de cabestro , onde em troca de  favores  os  coroneis obrigavam  as  pessoas a  votarem nos  candatos  escolhidos por eles,quem se negassema votar em tais candidatos,ficava  sujeito aviolência por parte dos jagunços , que eram homens de confiança dos coroneis, naquela época, o voto era aberto.
   Por tudo isso eu acho uma tremenda besteira voce  vender ou trocar esse direito que hoje  temos  e que nao  foi fácil  de conquistar , votar em branco  ou anular seu voto  também  é  besteira  se fissermos  isso  de  quem iremos  cobrar,  sendo que deixamos que os outros escolhessem por nós, assim  se você achar que nenhum candidato presta  escolha  oque pa- rece ser menos ruim e vote , não deixede fazer vale o seu di- reito.

Um comentário:

  1. Daniel
    Bom tema a ser refletido, faltou apenas ser mais persuasivo com os leitores colocando questionamentos que os ajudasse a refletir e quem sabe até aceitarem a sua opinião. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir