quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Avanços tecnológicos, O livro Digital


Por Gisele Menezes
Concomitantemente a tecnologia avança as fronteiras dos seis continentes, em um planeta denominado globalizado o mundo digital está cada vez mais presente. O mas ultimo aparelho lançado no mercado é O Livro digital, suas vantagens, “é de fato” existente. Quero esclarecer de antemão que este artigo não generaliza o tema proposto como “Um fim na venda e produção de livros” muito menos que” Editoras irão fechar”, o que é posto aqui é  a desvalorização, a perca da essência do que se conhece em termos de   Ler um livro de papel, sentir a textura, a magia, o cheirinho de papel de biblioteca, a profundidade que isso ate então é sentida por quem é apaixonado por esse hobby que resulta em conhecimento; os livros nunca irão acabar.
A redatora Luísa Barwinski acredita que “depende da situação, prefiro um livro de papel quando vou ler em casa e quero ‘aproveitar". “Já o livro digital é mais prático para pesquisa, aulas e assim por diante”.
Ara Rony Santos, estudante, “ler um livro acaba sendo uma experiência sinestésica”.
Já a coordenadora de conteúdo do Baixaki, Andressa Xavier, é a favor dos livros de papel “porque adoro cheiro de livro novo, além de poder grifar, dobrar páginas e realizar anotações à vontade”.
Será mesmo que o livro digital
Não se pode negar que são inúmeras as vantagens do também chamado e-book, como, conforto na leitura a chegada dos e-books, a única forma de ler um livro eletrônico era ler em uma tela, já que a rede de internet abrange uma vasta massa de arquivos, na telinha do computador as coisas apresentam-se mais práticas, é prático, não demandam o corte de árvores, e etc. Mas com  os avanços tecnológicos no campo dos dispositivos eletroeletrônicos tornam os equipamentos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes frente as exigências de seus usuários, que optam por trocá-los por modelos mais novos o que os levam à condição de lixo (lixo eletrônico ou "e-waste").As conseqüências para os seres humanos, animais e ambiente são graves, pois esses equipamentos possuem diversas substâncias e elementos químicos extremamente nocivos à saúde, principalmente os metais pesados, sem falar na saúde dos olhos que vem tornando-se presente em ritmo acelerado.
O livro de papel pode ser acessado qualquer momento, sem descarregar a bateria, não adianta usar como ponto positivo dizer que o Livro digital é melhor pois ocupa pouco espaço na sua casa,  e com ele você pode armazenar “ter” milhões de livros, porque quem gosta realmente de ler, para os leitores que se prezam  sabe que existe uma necessidade material em consumir um produto a que se cativa uma certa admiração pelo conteúdo do produto.
É visível o desinteresse das crianças pelos livros no futuro, com a popularização dos aparelhos eletrônicos, a tendência é que e-books sejam os preferidos tendo em vista que elas serão os futuros leitores. Hoje em dia, a uma grande parte da população é a favor do livro de papel porque cresceu com eles, mas nova geração enxerga de uma forma diferente, em apenas alguns anos o contato cotidiano com os computares se tornou comum, a tecnologia soa positivamente por ser prática.
Existe um mistério que não se sabe ao certo como descrever o que se sente em ler um livro de papel, que não se pode simplesmente explicar, pois aquilo que é misterioso não se explica, tão pouco se tenta compreender, a mente se perde em um lugar além do consciente, a leitura faz com que viajemos nas águas mais profundas da beleza da imaginação. As pessoas não irão parar de ler com a tecnologia oferecendo novas formas, ate porque a mesma oferece novas formas de vaze-la, só se espera que essa leitura será realizada com a mesma profundidade. Que seja tão eficaz como acontece desde o século XV Este artigo pode parecer meio careta, antiquado ou outros inúmeros adjetivos idiotizantes, mesmo não acreditando na magia seca da tecnologia vamos torcer para que tudo que se é oferecido como instrumento de estudo tenha bons resultados.

Um comentário:

  1. Gisele
    Artigo "pessoal" é a mistura de um novo olhar do autor sobre um tema, com questionamentos que levem o leitor a se convencer ou ao menos refletir sobre o que é proposto. Faltou a segunda parte. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir