quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Realidade em Sala de Aula


 
          Nós Humanos nascemos com a necessidade de aprender, adquirir conhecimento em relação a tudo. Para isso fomos doutrinados, forçados e exigidos a estar em sala de aula, passamos a metade da vida na escola com professores e orientadores, buscando conhecimentos para atuar nas mais diversas áreas. 
          Os Séculos passaram, as décadas passaram e a tecnologia assumiu papel importante no novo contexto de sociedade, passou a desempenhar o papel de professor particular de cada um.  Com isso nos deparamos com uma realidade nua e crua do modelo tradicional de ensino em nosso país. Profissionais encontram uma desorganização total, falta de compromisso dos alunos, falta de respeito e violência transformam esse ambiente, antes reduto de aprendizagem rígida, numa verdadeira casa de mãe Joana.            Contando com a falta de estrutura social e política do estado e diante do fenômeno do crescimento desordenado da população, as instituições de ensino, tanto da educação infantil, ensino fundamental ou ensino superior, super-povoam as salas de aula, causando uma descentralização do ensino e prejudicando  a assimilação dos conteúdos propostos e com isso preparando alunos  e profissionais semi-analfabetos.
           O que fazer? Bem, ter fé em Deus e sonhar com mudanças sociais pelas quais nosso país espera desde o século XIX.

Por: Igor Klever

Um comentário:

  1. Igor
    De fato o assunto escolhido para o seu texto é bastante importante, sobretudo para aqueles que estão em um curso de formação profissional, como é o caso da universidade, porém deve haver uma possível solução para isto ou pelo menos nós enquanto atuantes em uma sociedade devemos propor algo, no final do seu texto você deixa apenas uma possibilidade que talvez pela passividade do que é proposto não seria tão interessante. Que tal acrescentar algo? Continue escrevendo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir