terça-feira, 21 de setembro de 2010

O papel político e social do professor perante a sociedade

(Carla Carvalho da Silva)
O papel do educador é transformar o conhecimento do educando, onde o mesmo passa a construir saberes no cotidiano escolar, dando início então a uma construção de saberes e conhecimentos, cuja função é construir uma situação de aprendizagem. Podendo assim, educar e educar-se à medida que ensina com base no que se aprende e na construção do cotidiano escolar. Já dizia assim Freire “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. No entanto o ato de ensinar exige do profissional o poder da visão que abrange e vai mais além do que ele está apto a perceber, pois a sociedade atual se contradiz a partir do momento em que os avanços tecnológicos vêm de encontro à função exercida pela escola, contudo o educador deve associar suas atividades em sala de aula com as relações sociais que os indivíduos mantêm com o mundo compreendendo e fazendo-se entender. Sabemos também que nem todos os profissionais levam sua atividade tão a sério e não estão tão aptos a encarar a realidade a qual está cada vez mais presente nos educandários, seja ele, primário, fundamental ou superior. Os educadores, no entanto sofrem por diversos motivos, como: a falta de estrutura familiar, a qual implica profundamente na vida escolar do educando, desestimulando-os cada vez mais. Função mal remunerada, salários que são cada vez menos favoráveis para os que procuram sobrevivência em sua função. Más condições de trabalho, a falta de materiais adequados, locais e espaços nem sempre favoráveis, acarretando assim uma desmotivação e falta de estímulo por parte do profissional que por sua vez não terá o comprometimento necessário para com o desenvolvimento do educando. Diante da realidade educacional brasileira ainda há muito que fazer e ainda existem muitos obstáculos a serem ultrapassados em seus vários aspectos e âmbitos sociais. Um dos principais fatores para um ensino de qualidade com mais eficácia seria possível, a partir do momento em que todos pudessem trabalhar em conjunto fazendo parte da mesma ideologia e do mesmo sistema, podendo assim consolidar-se, compartilhando os mesmos objetivos. O profissional, porém deve entender qual é o seu dever para com o educando, entender que para ele não basta apenas aprender aquilo que está proposto em uma grade curricular normativa de uma escola, mas que o ato de educar está presente a partir do momento em que ele passa a entender o mundo a sua volta, e entende que está inserido em uma sociedade onde há direitos, mas que também há deveres a serem cumpridos.

3 comentários:

  1. Muito bom, “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.Estamos sempre aprendendo.

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  2. "Diante da realidade educacional brasileira ainda há muito que fazer e ainda existem muitos obstáculos a serem ultrapassados em seus vários aspectos e âmbitos sociais."
    Agora não só da parte da gestão seja ela municipal, estadual ou federal, mais principalmente de nós que estamos em sala de aula ou em breve estaremos, não podemos nos omitir das dificuldades que com certeza enfrentaremos mais adiante e que alguns já a enfrentam em seu cotidiano.

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  3. Carla
    Bom texto,só faltou a linguagem mais direta com o leitor, que é característico do artigo pessoal e é o que leva-o a refletir ou até aceitar aquilo que está sendo proposto.A função de educar de fato não é tarefa fácil, porém que faz esta escolha deve está ciente do seu papel. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia mõnica

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