quinta-feira, 23 de setembro de 2010

INVERSÃO DE VALORES

Fica fácil entender por que Rui Barbosa disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”

Outro dia passou uma reportagem sobre um determinado político que foi surpreendido  desviando uma grande soma de dinheiro dos cofres públicos, alguém que assistia a reportagem veio com esta afirmação:  “se eu estivesse no lugar dele faria a mesma coisa”.  Aquele corrupto que deveria ter sua ação repugnada estava sendo invejado.
   Isto nos leva a uma triste realidade. Vivemos em um tempo em que, os valores têm sido muitas vezes invertidos; muitos desonestos têm sido admirados, louvados e copiados enquanto os honestos são perseguidos, tachados de burros e otários. Diversos têm abdicado de uma consciência tranqüila em troca de dinheiro, prestígio e poder.
   O que Rui Barbosa falou acima nunca foi tão atual, a corrupção e o suborno tem levado principalmente os políticos a uma inversão de valores sem precedentes.
   Outros aproveitam para anarquizar com a as intuições vigentes.                                      
   Nos programas televisivos de confinamentos como o BBB, temos visto que os que se rebela contra os valores estabelecidos são geralmente os que têm maior aceitação, exemplo recente da agora ex  policial militar.  
   Outro valor que também tem sido ridicularizado é a fidelidade, se você for homem e for fiel é dominado se for mulher é Amélia.  Porque fidelidade é um valor fora de moda que tem sido trocado por: “o que os olhos não vêem o coração não sente”
    Filhos têm chegado à conclusão que seus pais são muito caretas, e que não devem ser levados tão a sério. 
   Quando os valores são invertidos , a sociedade se corrompe, adoece se auto consome.
   Quando aqueles que deveriam dar exemplos têm seus valores pautados na ganância, os que deveriam ser protegidos são massacrados. Nega-lhes saúde, moradia, segurança.
    Quando aqueles que deveriam obedecer não o fazem, cria-se um sistema de anarquia.
    Viver passa a ser uma aventura perigosa. A cada dia temos assistido a uma grande quantidade de pessoas desprovidas de qualquer sentimento em relação ao seu próximo, são como animais que usam as pessoas conforme a necessidade. Pessoas que foram criadas para serem amadas são usadas enquanto as coisas que foram criadas para serem usadas são amadas.
    Quando os valores são invertidos a sociedade agoniza.

     
    
                                        MARCOS FILIPE 
                                                
                                              2010-09-23   

2 comentários:

  1. VIVEMOS EM DIAS COMPLICADOS, ONDE ESTA CARACTERISTICA RELATADA PELO AMIGO VEM A CADA DIA PREVALECENDO,OU SEJA,SENDO ALIMENTADA POR SERES HUMANOS QUE TALVEZ CONHEÇAM A VERDADE SÓ DE OUVIR FALAR E NÃO DE PROPRIEDADE POIS MUITOS IGNORAM A EXISTENCIA DAQUELE QUE É A VERDADE É VIDA.PARA QUE OS VALORES NÃO SEJAM POR ALGUM MOTIVO INVERTIDO É NECESSARIO QUE CONHEÇAMOS A VERDADE POIS ELA NOS LIBERTARÁ.ALIMENTEMOS,POIS,O NOSSO ESPIRITO PARA QUE POSSAMOS VIVES DIAS DE PAZ E UNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Marcos
    Bom o seu texto, precisa apenas se dirigir de forma mais direta para se aproximar mais do leitor. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mõnica

    ResponderExcluir