quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inquisição Protestante



Inquisição Protestante 
A Reforma Protestante causou grande desordem na Igreja Católica, pois inúmeros atos de corrupção do clero foram denunciados. Milhares de pessoas sofreram e tiveram um fim nas mãos dos inquisidores católicos. Essa é a parte da história que aprendemos desde cedo nas escolas pelos livros didáticos. Poucas são as pessoas que conhecem a Inquisição Protestante, por séculos toda a maldosidade promovida pelos protestantes foi atribuída a Católica. O que diferia a inquisição protestante da católica era a ausência de uma legislação, ou seja, de um órgão central que controlasse os modos de perseguições e torturas.No entanto, nem por isso ceifou menos vida do que a inquisição católica.Antes de tudo, preciso mencionar que esse artigo não tem como intuito provar que um segmento cristão é melhor ou pior do que o outro, pois bem sabemos que ambas promoveram a violência, por meios ilícitos e julgando estar fazendo tais coisas em nome de Deus.
Muitos historiadores Protestantes se empenharam em evidenciar os erros da Igreja Católica, quando se da acusação de matança de centenas e ate de milhares de pessoas. Na verdade não passavam de uma mentira estratégica do protestantismo, lançados por anticatólicos como: Russel Hope Roppins, o apostata Doelling e Reinach.
De acordo com um longo estudo do renomado historiador Agostino Borromeo sobre a Inquisição espanhola, dos 125.000 processos produzidos durante o período, não chegaram a cem o numero de mortos, sendo estes cometidos por católicos que em desobediência ao papa empregaram a morte contra os inquiridos.
A visão que apenas é transmitida às pessoas pelos livros sobre Lutero, é que era uma pessoa dedicada cotidianamente à vida religiosa que queria mudar os hábitos corruptos do clero. No entanto, não passava de um homem frio e calculista. No ano de 1520, escreveu Lutero em seu “Epítome” (...) Se castigamos os ladrões com a forca, os assaltantes com a espada, os hereges  com a fogueira, por que não atacamos com armas, com maior razão, a esses cardeais, a esses papas, a todo esse ápice da Sodoma romana, que tem perpetuamente corrompido a Igreja de Deus, lavando assim as nossas mãos em seu sangue?
A crueldade foi muito severa com os anabatistas. Lutero afirmava que não precisava de um segundo batismo, pois os adultos já tinham recebido o sacramento enquanto bebes. Por "ordens direta" de Lutero 30.000 camponeses foram mortos, as penas iam desde o afogamentos, forca e a fogueira.
A caça as bruxas foi um fenômeno paralelo a inquisição, que durante 20 anos, de 1615 á 1635 em Estrasburgo, foram levados a fogueira 5.000 pessoas acusadas de bruxaria. Um dos episódios mais sangrentos e aterrorizantes consta do saque de Roma. No dia 16 de maio de 1527, as legiões do império de Carlos V( católico, absolutamente submisso) invadiram a cidade. Os soldados luteranos nomearam Lutero de o “ Papa de Roma”. Todos os enfermos que estavam no Hospital do Espírito Santo foram massacrados em seus leitos. Os crânios dos apóstolos São João e Santo André serviram para jogos esportivos das tropas. Foram atirados no Rio Tibre centenas de corpos de crianças, leigas e religiosas, muitas com uma lança cravada na genitália. A Basílica de São Pedro servia como estábulo e para celebração de missas profanas.
Fatos assim não ocorreram apenas na Alemanha por ordens de Lutero. A Igreja Anglicana por mando de Henrique VIII sentenciou a morte pessoas por toda a Inglaterra. Os que não aceitavam a nova igreja quando capturados passavam por torturas que duravam dias, após certo tempo eram sentenciados a morte.  Ainda no século XVIII, a Inglaterra condenava por superstições demonológicas. Entre 1541 e 1736 foram condenadas à morte 1.000 pessoas acusadas de bruxaria na Inglaterra Protestante. Em meio ao século XIX, ano de 1836 um velho foi linchado por ser considerado bruxo.
A reforma liderada por Lutero teve um alcance limitado, pois tinha muito a ver com a situação e o caráter alemão. Para os reformadores, João Calvino, foi um reformador de espírito universal. Deu origem a inúmeras comunidades eclesiais.
Calvino também foi responsável por inúmeras mortes. Declarou em seus “Institutos” que, “pessoas que persistem nas superstições do anticristo romano devem ser reprimida pela espada”.
Um fato que aconteceu no ano de 1547 com James Gruet, revela a violência com que eram tratados os que se impunham a Calvino. James publicou uma nota criticando Calvino, foi preso, torturado duas vezes por dia durantes um mês, e foi então sentenciado a morte. Seus pés foram apregados a uma estaca e sua cabeça cortada. 
O espanhol Miguel Servet, médico que descobriu a circulação sanguínea foi acusado de heresia, preso e julgado em Lyon. Conseguiu fugir da prisão, mas foi preso novamente. Condenado a morte na fogueira, puseram-lhe na cabeça uma coroa de junco impregnada de enxofre enquanto era queimado vivo em fogo lento. 
Qualquer radicalismo, religioso ou ideológico, leva à intolerância e às barbaridades, como os expurgos políticos e as inquisições religiosas. Bem, cada um tem o direito de crer ou descrer no que achar melhor, desde que respeite também o direito dos outros que não pensam da mesma forma!
Deixo aqui um pergunta para vocês leitores.
Porque será que num país de maioria católica( Brasil), não se fala da Inquisição Protestante?
Jefferson Graciano


7 comentários:

  1. Realmente em todo esse tempo nunca ouvir falar sobre tal assunto.Estamos mais acostumados a ver sempre assuntos baseados na Reforma Portestante o que muitas vezes é usado como forma de agressão ao cristianismo e até de preconceito religioso.Mas quem nunca errou na vida e se arrependeu? Pois é melhor reconhecer que errou do que se esconder por debaixo dos panos ...Afinal de cotas somos seres humanos capazes de fazer as piores coisas do mundo!
    [Quero saber depois quais foram suas referências para a construção do seu artigo.]

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo caro leitor. lembra da pergunta que coloquei no final do artigo? reflita um pouco sobre ela e no decorrer das proximas semanas postarei outro artigo em cima desse assunto.
    as referências passo para vc depois.
    obg.

    ResponderExcluir
  3. Bom verdadeiramente ficou bom o artigo e trás muita realidade que podemos aplicar no dia-a-dia, porém, a pergunta que vc colocou ao final pode ter uma resposta pra ela, dessa feita te deixo uma. Será que a Igreja católica e o povo católico não fala muito da inquisição porque ela trás a questão de penas aplicada ao povo por ela? Será que hoje em dia ela prega a verdade aos súditos? Será que ela ainda continua impondo Leis e na maioria das vezes executando? Axo que pra isso n se tem uma resposta firme. Más vlww seu artigo porque trás muitas refletições.

    ResponderExcluir
  4. caro david, agradeço por ler meu artigo. e como vc menciona no final, essas perguntas são demasiadamnete dificeis de uma resposta firme. ambas as igrejas, promoveram mortes e sofrimento nesse periodo, esse lado obscuro será sempre "escondido", tanto por uma como por outra. Esse é uma lado da história que dificilmente será esclarecido, pois de certa forma abala a base de ambas.
    sabemos o quanto é complicado falar sobre fé e religião, entretanto, não podemos deixar nunca de mencionar esses fatos que aos poucos estão sendo esquecidos.
    obg

    ResponderExcluir
  5. Jeferson
    Bem informativo o texto que você pesquisou, porém a parte que reflete a pessoalidade de um artigo "pessoal", é bem pequena, tema este que poderia ser bem argumentado e questinado colocando o seu olhar acerca do assunto. Continue escrevendo.
    Um abraço!
    Professora Ecia Mônica

    ResponderExcluir
  6. não fala porque simplesmente porque ela nunca existiu!

    ResponderExcluir